• 28 de abril de 2024

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na manhã de ontem(18), o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Estrela de Alagoas realizou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – SEMAS e a Prefeitura Municipal.

O processo conferencial acontece a partir do diálogo e da democratização da gestão pública. Neste ano, as Conferência trazem como tema a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Desse modo, os usuários, trabalhadores e gestores se reuniram para discutir, avaliar e deliberar acerca de temas relacionados à política de Assistência Social.

A programação da nossa conferência contou com uma apresentação cultural das mulheres do Grupo Geração Vida do SCFV do núcleo da cidade.

Também recebemos a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS, Daniella Gazzaneo, que proferiu a conferência magna. Na sequência, aconteceram os grupos de discussão dos 5 eixos norteadores para elaboração das propostas, seguidos da aprovação das deliberações e da eleição dos delegados para a etapa estadual.

O Prefeito Aldo Lira esteve presente no evento. Representando o segmento da Educação, contamos com a presença do secretário de Clévio Santos, junto à equipe da SEMED e representantes do Conselho Municipal de Educação.

Representando o segmento da Saúde, estiveram presentes as equipes do NASF, CAPS e do Conselho Municipal de Saúde. Também se fizeram presentes representantes do Selo UNICEF e do Conselho Tutelar.

Representando o segmento de usuário, pudemos contar com o público do SCFV de todas as faixas etárias, tanto do núcleo da cidade como de Serra do Bernardino, de usuárias acompanhadas pelos serviços do CRAS e do CREAS. Além disso, também tivemos a presença de representantes de religiões de matriz africana, reforçando o caráter horizontal e plural da conferência.

O secretário da SEMAS, Nailson Bispo, e a presidente do CMAS, Lella Sobreira, agradecem a todos que se fizeram presente nesse momento tão importante para o fortalecimento do SUAS em nosso município.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social