• 29 de abril de 2024

Programa Saúde do Homem e da Mulher em Estrela

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde para os estrelenses, a Prefeitura de Estrela de Alagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, executou na quinta-feira, 24, e nesta sexta-feira, 25, o Programa Saúde do Homem e da Mulher, em parceria com o SENAR, a Federação da Agricultura de Alagoas e o Sindicato Rural de Palmeira dos Índios. Os atendimentos aconteceram na Unidade de Saúde Antônio Garrote.

A programação incluiu palestras, distribuição de materiais informativos, testes rápidos (HIV/SÍFILIS/HEPATITE B/GLICEMIA CAPILAR), aferição de pressão e exames preventivos para os cânceres de Próstata, Mama e Colo de Útero. É importante destacar que, nesta edição, mamografias foram disponibilizadas para as mulheres do município. Além disso, ocorreu a atualização vacinal contra a COVID-19 e a Influenza.

O Prefeito Aldo Lira, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Vilela, estiveram presentes e destacaram a importância do Programa Saúde do Homem e da Mulher. Além deles, Secretários Municipais e vereadores compareceram durante a ação.

Através do trabalho conjunto das equipes do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Secretaria Municipal de Saúde de Estrela de Alagoas, a população foi atendida. Houve uma grande adesão tanto de homens quanto de mulheres na busca pelos serviços. Foram disponibilizados 130 exames de PSA com toque, 80 mamografias e 100 citologias para o município.

A Coordenadora do Programa Saúde do Homem e da Mulher, Andréa Almeida, acompanhou toda a mobilização na cidade.

Ao promover programas de saúde como o Saúde do Homem e da Mulher, em parceria com outras entidades, a Prefeitura de Estrela de Alagoas demonstra seu comprometimento com a qualidade de vida dos cidadãos. Essas ações não apenas oferecem serviços médicos e preventivos, mas também informam e conscientizam a comunidade sobre a importância de cuidados regulares com a saúde.