• 27 de abril de 2024

AGOSTO DOURADO: Mês de incentivo ao ALEITAMENTO MATERNO

A Prefeitura de Estrela de Alagoas, comprometida com a saúde da população, uniu-se à importante causa de incentivo ao aleitamento materno durante o mês de agosto, onde várias ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Essa iniciativa se fundamenta na Lei nº 13.435/2.017, que estabeleceu o Mês do Aleitamento Materno no Brasil, dedicando o período para intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a relevância da amamentação.

Denominado Agosto Dourado, o mês é conhecido por simbolizar a luta em prol do estímulo à amamentação e à qualidade do leite materno. A cor dourada é associada ao padrão ouro que representa o valor e a excelência desse alimento natural tão importante para o desenvolvimento dos bebês.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, quando a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF se uniram para elaborar a “Declaração de Innocenti”. Esse documento estabeleceu compromissos para os países incentivarem a amamentação e garantirem os direitos das mães e dos bebês.

Com o intuito de cumprir os objetivos da “Declaração de Innocenti”, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) foi fundada em 1991. A WABA é uma organização internacional dedicada à promoção do aleitamento materno e à conscientização sobre sua importância para a saúde e o desenvolvimento infantil.

Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, um evento anual que envolve cerca de 120 países.

A Prefeitura de Estrela convida a todos os munícipes a abraçarem essa causa tão valiosa. O aleitamento materno é um ato de amor e saúde que contribui para um futuro mais promissor para as crianças.