• 5 de maio de 2024

Conselheiros Municipais de Saúde de Estrela participam de Capacitação

Nesta última sexta-feira, 17, os conselheiros municipais de saúde de Estrela de Alagoas, que assumiram suas posições neste ano, participaram de uma importante capacitação. As responsáveis por conduzir o treinamento foram as técnicas Catarina Quixabeira e Cícera, integrantes da Gerência de Gestão Regional e Participação Social (GERPS/SUPLAG) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

O tema central da capacitação foi “O SUS, a participação social e o controle social”. Durante o evento, foram abordados diversos tópicos essenciais para o entendimento e efetivo desempenho dos conselheiros. Alguns dos temas discutidos incluíram o conceito de saúde, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o controle social na saúde conforme a Lei 8142/90, o Decreto 7.508/2011, regionalização da saúde, a Lei Complementar 141/2012, a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Resolução 554/2017 do CNS, entre outros.

Além das apresentações teóricas, a capacitação proporcionou um momento prático com uma dinâmica de grupo, permitindo uma troca de experiências e fortalecimento do vínculo entre os conselheiros municipais de saúde.

O evento contou com a presença significativa do Secretário Municipal de Saúde, Adriano Vilela, e do Coordenador da Atenção Básica, Ticiano Terêncio.

Qual o papel do Conselho Municipal?

Monitorar de perto a implementação das ações na esfera da saúde é essencial para garantir a qualidade e eficácia dos serviços. Também participa ativamente na definição de metas para a saúde. Além disso, acompanha a aplicação das verbas provenientes do SUS e dos repasses de programas federais, para assegurar a correta destinação de recursos, promovendo transparência e efetividade na administração pública da saúde.