• 28 de abril de 2024

Professora faz aula valorizando a história da comunidade de Lageiro dos Nicácios

Na busca por uma educação mais envolvente e conectada com a realidade de seus alunos, a professora Geane Nogueira, da Escola Municipal Francisco Nicácio, elaborou uma aula de história que vai além dos livros didáticos e das salas de aula convencionais. Com o tema “História do Meu Lugar”, Geane Nogueira decidiu proporcionar uma experiência única para os estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental da comunidade Lageiro dos Nicácios. A ação contou com total apoio da diretora Graciela Canuto.

A proposta da professora era clara: apresentar aos alunos a dimensão do espaço e do tempo a partir da perspectiva da mobilidade da população e da forma de vida e origem da sua própria comunidade. Isso envolveu uma emocionante excursão pelos pontos monumentais da região, permitindo que as crianças explorassem diretamente o ambiente que as cerca e conhecessem as histórias que moldaram a comunidade ao longo do tempo.

Mais do que apenas uma aula, essa iniciativa teve como objetivo desenvolver habilidades essenciais nas crianças, como a capacidade de contextualizar os acontecimentos históricos, fazer comparações entre diferentes épocas, interpretar o passado e propor soluções para compreender sua verdadeira origem. Através da experiência, as crianças não apenas aprenderam sobre o passado de sua comunidade, mas também desenvolveram um profundo apreço pelo lugar em que vivem.

O trabalho da professora Geane Nogueira é um exemplo notável de como a educação pode ser mais do que um processo acadêmico, mas sim uma ferramenta para conectar os alunos com suas raízes e identidade. Ela demonstrou que a aprendizagem pode ser uma jornada emocionante e significativa, preparando as crianças não apenas para o presente, mas também para um futuro mais consciente de sua história e de sua comunidade.

O Prefeito Aldo Lira reconheceu a importância desta iniciativa, destacando o quanto é fundamental valorizar a história do município e do povo de Estrela de Alagoas.