• 5 de maio de 2024

14 de Novembro: DIA DE COMBATE AO DIABETES

A Prefeitura de Estrela de Alagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desempenhado um papel fundamental na conscientização da população sobre o Diabetes. Essa iniciativa visa combater a falta de informação e promover a prevenção da doença ao longo de todo o ano.

O Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é uma data de extrema relevância, criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Seu propósito é ampliar a conscientização sobre o diabetes, destacando, sobretudo, a importância da prevenção.

O que é o Diabetes?

O Diabetes configura-se como um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, resultando da falta de insulina ou da deficiência de sua ação. Esta condição pode ocasionar o aumento da glicemia, e taxas elevadas estão associadas a complicações sérias no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro. Em situações mais graves, o diabetes pode, lamentavelmente, levar à morte.

Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes, ocorre um déficit na metabolização dos carboidratos. Quadros de hiperglicemia, caracterizados por elevadas taxas de açúcar no sangue de forma permanente, podem desencadear danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela de Alagoas, ciente da gravidade do diabetes e comprometida com a saúde da comunidade, realiza diversas ações educativas e preventivas ao longo do ano. Essas iniciativas buscam fornecer informações essenciais sobre a doença, promover hábitos de vida saudáveis e incentivar a realização de exames regulares para o diagnóstico precoce.

É fundamental que a população esteja ciente dos riscos associados ao diabetes e adote medidas preventivas em seu cotidiano. A conscientização e a educação são armas poderosas na luta contra essa doença.

Fonte: Ministério da Saúde