• 29 de abril de 2024

ABRIL AZUL: Mês de conscientização sobre o AUTISMO

Abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo, um momento para disseminar informações e promover uma compreensão mais profunda sobre este transtorno. E ontem, 02 de abril, foi o Dia Mundial do Autismo, uma data estabelecida em 2007 com o objetivo de difundir conhecimento e sensibilizar a sociedade em relação ao autismo, buscando assim reduzir a discriminação e o preconceito enfrentados pelas pessoas com esse transtorno.

Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) surgem na infância e podem persistir ao longo da vida. Em muitos casos, os sinais e sintomas tornam-se evidentes nos primeiros cinco anos de vida. As pessoas com TEAs frequentemente enfrentam condições coexistentes, como epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

É fundamental a união de toda a sociedade para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. A educação e a conscientização desempenham um papel fundamental nesse processo para oferecer apoio e oportunidades para aqueles que vivem com esse transtorno.

Fonte: saude.gov.br