• 19 de maio de 2024

Julho Amarelo: Mês de luta contra as Hepatites Virais

A Prefeitura de Estrela de Alagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desempenhado um papel ativo na promoção do Julho Amarelo. Diversas ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde do município, com o intuito de conscientizar a população sobre as hepatites virais e reforçar a importância da vigilância, prevenção e controle dessas doenças.

O Julho Amarelo é uma campanha instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, como vírus, uso de certos medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nessa doença, os sintomas nem sempre são evidentes, mas quando surgem, podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A campanha foca especialmente nas hepatites virais, que são inflamações causadas por diferentes tipos de vírus classificados por letras do alfabeto, como A, B, C, D (Delta) e E. É fundamental conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para combater essas infecções virais que afetam o fígado.

Secretária Municipal de Saúde

Fonte: MS