• 19 de abril de 2024

Luta contra a DENGUE!

 Luta contra a DENGUE!

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela de Alagoas esta fortalecendo as ações de combate ao mosquisto Aedes Aegypti, com o objetivo de prevenir casos da DENGUE, CHIKUNGUNYA e ZICA.

É muito importante as ações que são realizadas pelo poder público. Mas, é fundamental a vigilância da população para eliminar os possíveis focos de proliferação dos mosquitos.

Dengue

O que é?

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O vírus pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Quais os sintomas?

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Fonte: saude.gov.br

Secretaria Municipal de Saúde

PREFEITURA DE ESTRELA DE ALAGOAS

Skip to content